quinta-feira, 10 de abril de 2008

Pessoas e julgamentos

Às vezes é triste como as pessoas julgam, sabe? Sei lá de onde sai uma convicção fortíssima e não importa o que você diga, a verdade real é a dela e pronto, todo o resto é "injusto", "anormal", "feio", "repugnante". Acho que é coisa do ser humano mesmo, não é possível! Os casos mais assustadores são os que a mídia participa, claro, como o recente caso dessa menina que foi morta, a Isabella (ou o caso da Escola de Base). Algumas pessoas têm certeza absoluta de quem foi o culpado porque "não poderia ser outra pessoa"... Isso me leva a imaginar a cena de um juiz e um promotor assistindo tv e atualizando sites de notícias o dia inteiro para analisar o caso, é assim que se chega a uma conclusão? Então não é tão óbvio! E agora não só no caso da Isabella, ou da Escola de Base, (e voltando um pouco pro assunto que eu queria, hehehe) no dia-a-dia mesmo, a gente faz julgamentos o tempo inteiro. A gente julga pessoas e sentimentos, pessoas e ações, pessoas e omissões, pessoas e mentiras, pessoas e novidades... Sem lembrar que, por mais que a gente queira, nunca vai ser possível possível sentir exatamente o que a pessoa julgada sente/sentiu. No filme Magnólia, tem uma hora que aparece um diálogo entre o personagem do Tom Cruise e uma repórter, ele fica olhando pra ela em silêncio e ela pergunta "o que você está fazendo?" e ele responde "estou te julgando silenciosamente". Ui, como dói o olhar e o tom de voz de quem julga negativamente!

2 comentários:

Anônimo disse...

I bet it does

Manuela d`Eça Neves disse...

é, lindinha, ser julgado é terrível.... mas só não somos julgados qndo passamos insignificantes aos olhos de alguém
fico pensando, o que é pior?
difícil, né...

lá no meu blog, nos links de outros blogs, tem um do profº sandro sell, meu profe de penal... ele escreveu algo sobre o caso isabella e a bagunça popular, dá uma olhada!

beijocas!!
:*
tava com saudade de vir aqui.