domingo, 30 de agosto de 2009

Justiça

A Themis (ou Têmis) gaúcha, a deusa da justiça que enxerga tudo. Foto tirada pela Cris.
Themis é a deusa da justiça na mitologia grega, filha de Urano (Céu) e de Gaia (Terra). Além de esposa de Zeus, era sua conselheira. Criava leis, ritos, oráculos e era guardiã dos juramentos dos homens. A balança significa o equilíbrio, a espada significa o poder, e a venda (que a Themis gaúcha não tem) significa a imparcialidade. Nem sempre a deusa da justiça teve venda mesmo, antes ela enxergava e era a "divindade de olhar austero", mas no século XVI, os alemães vendaram a Themis, indicando imparcialidade.
Agora eu pergunto: por que a Themis gaúcha não tem venda? Seria a "divindade de olhar austero" de novo? Ou seria porque a justiça do RS não tem só boa fama e enxerga tudo mesmo? Ou porque acabou o gesso? (hahaha, essa foi a melhor resposta que me deram!)
Eu não sei o motivo, mas que ela é linda, ela é!

3 comentários:

Vica disse...

Bah, eu tenho medo dessa justiça de olhos abertos, aí... ela tem cara de má.

Marianna Cataldi disse...

Acho que ela tem medo de escuro, hahaha

Bjs.

dani langer disse...

é porque ela é a mais curiosa que todas!
ahahahahaha